Hoje em dia, todo mundo já sentiu o que é a ansiedade na pele. Uma insegurança no trabalho, uma pressa de fazer acontecer o futuro, uma necessidade de controlar as situações e assim, a ânsia de adiantar o futuro nos causa a tal da ansiedade. Algumas pessoas demoram reconhecer que a palpitação que estão sentindo, a angústia e aperto no peito, a insônia e por vezes, a procrastinação, vêm do Transtorno de Ansiedade.
Quanto antes procurar um profissional para ajudar, melhor e mais rápido os resultados.
Agora, vamos entender se a ansiedade é SEMPRE considerada um transtorno e como lidar com esse tipo de situação?
Entendendo a Ansiedade
Bom, para começarmos a entender sobre o Transtorno de Ansiedade, precisamos compreender que ter um certo grau de ansiedade é NORMAL. Todos nós sentimos isso em alguns momentos do nosso dia-a-dia e em um grau baixo. Portanto, isso é SAUDÁVEL.
Por exemplo, você vai fazer a entrevista de emprego muito importante para sua carreira, então, é normal você se preparar para o dia da entrevista e ter a ânsia de que tudo dê certo no momento, não é mesmo Você escolhe adiantado a roupa que irá no dia, você planeja o que irá falar e cuida para não perder a hora e se atrasar. Essa ansiedade leve, te faz ir bem na entrevista, pois você se PREPAROU para o dia antecipadamente.
O que torna um Transtorno é quando a ansiedade toma conta da pessoa. O corpo passa a sofrer dos efeitos da mente agitada e a pessoa sente como se fosse “perder o controle”. Fique alerta se a mente está muito agitada e por muitas vezes durante o dia. Observe se está atrapalhando o sono, se sente palpitação, falta de ar e suor repentino. Olhe para dentro, respire profundo e procure ajuda.
Muitas pessoas tem receio em pedir ajuda e esse modo de pensar pode fazer com que os problemas se agravem. Não queremos que uma ansiedade normal e saudável se torne crítica, não é mesmo?
Acupuntura para a Ansiedade
A Acupuntura atua no sistema energético do corpo, equilibrando os níveis hormonais e acalma o Sistema Nervoso. Por isso, após a sessão de Acupuntura a pessoa se sente tão relaxa e dorme muito bem.
Em uma consulta já é possível notar visivelmente a diferença no controle da ansiedade. Pois, o paciente relaxa durante a sessão e após percebe um equilíbrio diferente no organismo e na mente.
É importante dizer que a acupuntura é uma grande aliada para o sucesso no cuidado do Transtorno de Ansiedade.
Na primeira consulta, estaremos fazendo uma avaliação detalhada e traçaremos um plano de ação juntos. Desta forma, a saúde vêm das consultas de acupuntura, de um possível acompanhamento com psicoterapia e orientação de rotina para a pessoa evitar os gatilhos que desencadeiam a ansiedade.
A Acupuntura trata não só o sintoma, mas a causa da queixa. No caso da ansiedade, para a Medicina Chinesa está relacionado com os órgãos energéticos do Baço e Estômago. Por isso, quando a pessoa é muito ansiosa, frequentemente ela sofre de “estômago embrulhado”; também é muito comum que tenha sintomas de cansaço muscular ou inchaços. Isso porque na Medicina Chinesa o Baço é responsável pela qualidade da nutrição dos músculos. Quando o Baço não está trabalhando 100% bem, ele acumula líquidos. Geralmente inchaços no abdômen e nas pernas. Claro, é necessário a avaliação para diagnosticar a exata causa energética dos órgãos, pois cada Ser é único e a causa pode ser diferente destes citados.
Por isso, a importância de passar pela consulta de um profissional de Acupuntura. Você tratará a causa do Transtorno de Ansiedade e logo, isso será algo que não te incomodará mais. A ansiedade passará a ser “saudável” para você novamente, apenas aquela ansiedade boa de fazer uma viagem ou passeio na manhã do dia seguinte.
Permita que sua mente se equilibre junto com o seu corpo. Tudo está conectado, observe seus sintomas e cuide-se. O melhor sempre será a Acupuntura de prevenção, mas caso o Transtorno já esteja instalado, vamos tratá-lo o mais rápido possível!