Ansiedade: O que é, sintomas e como tratar.

Numa sociedade em que tudo é imediato, cheio de pressão e tensão, a Ansiedade ganha força dentro de nossos corpos. Mente e emoções influenciando diretamente a nossa saúde física e psíquica. São pessoas que tem ataques de pânico, estresse e fadiga mental. Transtornos que provém desse desequilíbrio interno que chamamos de ansiedade, que nos faz parar e não conseguimos agir. Nos aprisiona!

O coração bate mais rápido, mãos suam e milhares de pensamentos enchem nossas mentes perturbando a nossa sanidade e qualidade de vida. Alguns comem unhas, cutucam a pele ou até se escondem dentro do próprio quarto.

Uma pressão que nos faz sentir uma panela de pressão prestes a explodir faz a gente buscar um lugar seguro, que nunca encontramos, e muitas vezes até explodimos perto das pessoas que mais amamos, que mais sentimos segurança. Deixando nossas emoções fluírem com raiva, choro, tristeza e dor. Dor da ansiedade que fica, às vezes, difícil até de respirar.

Sensações da Ansiedade

Os sentimentos da ansiedade se apresentam de diversas formas: insônia, irritabilidade, estresse, coração acelerado, não conseguir respirar, medo, agonia, hipervigilância etc.

A ansiedade patológica que acontece com muitos adultos e recentemente tem se apresentado cada vez mais em adolescentes, jovens e crianças. Tendo como origem diversos aspectos. Dessa forma, necessitando de um diagnóstico pelo médico psiquiatra.

A ansiedade é natural quando falamos de ambientes desafiadores e que a gente tem que lidar com a pressão. Se voltamos para casa, tomamos um banho e ela passa, está tudo bem. Agora, se torna-se persistente durante dias e atrapalha o sono, a rotina e a convivência, então é necessário uma análise profissional.

Pior que ficar ansioso é perder a qualidade do tempo. O que poderiam ser atividades prazerosas como ficar com a família no fim de semana, se tornam estressantes e até mentalmente ausentes, pois a pessoa não consegue desconectar da origem do estresse ou da ansiedade. Faz sentido?

Por isso é importante diagnosticar e, muitas vezes, o fato de conversar com um profissional sobre os movimentos da sua vida, como fazemos aqui na clínica onde psiquiatras e psicólogos trabalham juntos para ajudar o paciente, já ajuda a trabalhar e minimizar o impacto dessas questões.

Tá, mas o que é ansiedade então?

A ansiedade é uma reação normal do nosso corpo quando somos expostos a uma ameaça ou estresse psicológico. Em primeiro lugar ela é benéfica, pois nos ajuda a nos proteger. Ela nos ajuda a captar as informações do ambiente e nos deixar atentos aos perigos eminentes, sejam de caráter físico, mental ou emocional.

Quando estamos ansiosos temos as famosas reações de fugir ou lutar. Pois, novamente, é assim que a gente se protege. Com esses modos ativos, uma cadeia de mudanças fisiológicas e hormonais acontecem no nosso corpo. Como exemplo, maior irrigação sanguínea para o coração e músculos para termos a energia e força necessária para a fuga.

Nosso cérebro instintivo cria um momento de foco e todo seu sistema corpóreo fica pronto para tomar uma ação.

Porém as ameaças que nos colocam em perigo não são somente físicas. Quando nos deparamos com uma rejeição, julgamentos e críticas, por exemplo, nosso corpo entende que seremos colocados em zona de perigo. Ao antecipar essas necessidades, a gente recebe carga de estresse mental, pois o corpo quer nos proteger da dor emocional.

Ansiedade é diferente de Transtorno de Ansiedade

Primeiramente, estar ansioso é diferente de ter transtorno de ansiedade. Ansiedade é parte normal da vida, como dito acima. Por exemplo, você irá fazer uma palestra em sua empresa, conhecer um cliente novo ou até apresentar um trabalho na escola, são situações que temos medos, angústias, pensamentos e conclusões em nossas mentes. Nesses estados, é normal ter ansiedade pontual. Faz parte da vida experienciar isso.

Agora, se a ansiedade é intensa e duradoura, se ela acontece com frequência e está atrapalhando as atividades normais do seu dia, já podemos começar a considerar que há algo anormal acontecendo com seu corpo. Por isso, nosso primeiro passo aqui na clínica é uma conversa verdadeira e profunda para encontrar uma possível causa para começar o tratamento.

O transtorno de ansiedade, portanto, interfere no comportamento, na ação e reação da pessoa. Principalmente, em sua qualidade de vida, algo que é primordial.

Transtornos de ansiedade podem ser considerados como ataque de pânico ou síndrome do pânico, transtornos fóbicos e transtorno de ansiedade generalizada, por exemplo.

Quais são os sintomas da ansiedade?

Cada pessoa terá um sintoma diferente. De acordo com a situação e ambiente, podemos reagir de uma forma ou de outra.

A ansiedade traz reações emocionais e reações físicas. Lembrando que é a frequência e intensidade, por exemplo, que irão indicar o diagnóstico. Avaliando em ansiedade pontual ou algum tipo de transtorno já sistematizado.

Emocionalmente a ansiedade pode se demonstrar através da vergonha, tristeza, medo, nervosismo, tensão, pessimismo e isolamento. Muitas vezes com algo afligindo a pessoa.

Já no corpo físico essa sensações vêm através de coração acelerado, tontura, tensão muscular, alterações de sono, cansaço, ânsia de vômito, tremores, falta de ar, diarréia, torntura ou suor excessivo. Vai depender da cada pessoa.

O que difere a ansiedade pontual do transtorno de ansiedade é, novamente, a frequência e a intensidade.

Alteração de humor que leva à depressão.

O transtorno de ansiedade é uma patologia dentro dos transtornos de humor e que pode ser normal durante os estresses do dia-a-dia. Porém quando os sintomas tomam conta da mente constantemente, a dinâmica diária começa a ser atrapalhada e isso impacta a qualidade de vida.

Ao longo do tempo essa ansiedade começa a ter outros fatores, pois com alteração comportamental e até isolamento, fazem com que a pessoa entre num quadro depressivo. A falta de movimento na vida, causa depressão. Se a gente se isola em nossa casa ou quarto, como acontece com muitos jovens atualmente, temos um processo de fechamento e em seguida de depressão. Faz sentido?

Quais são os tipos de ansiedade?

Existem alguns tipos de transtornos de ansiedade principais, ou mais comuns, que se apresentam por todo o mundo.

Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG)

É um quadro ansioso quando causadas por preocupações excessivas ou expectativas em relação a alguma atividade, evento ou ocasião. A intensidade, duração ou frequência é desproporcional à probabilidade real do evento.

Para que seja considerada generalizada essa ansiedade tem que ser apresentada de forma consistente ao longo da vida, em vários eventos e atividades. Isso é bem importante ficar claro. Porém, aqui na clínica iremos analisar os eventos e averiguar os impactos da mente no corpo. O corpo nos conta muita a história que está passando por nossa mente.

Importante ressaltar sobre o Transtorno de Ansiedade Generalizado é que cada idade e cada fase da vida podem trazer níveis diferentes e motivos. Por exemplo: crianças e adolescentes podem ter ansiedade por causa da escola, das provas e até por pressão social. Adultos já se estressam e ficam ansiosos por trabalho e relacionamentos. Idosos pela falta de mobilidade, perda de autonomia e desejo de fazer as coisas rápido, e não terem mais habilidades para fazer.

Dessa forma a somatória de eventos contribui para ensinar o corpo que o estado de alerta é o normal. O estado ansioso é que deveríamos ficar o dia todo.

Transtorno de Pânico

Transtorno de pânico é uma exemplo de ansiedade caracterizado por ataques de pânico inesperados. Esse ataque de pânico é um medo intenso, um desconforto, que alcança um nível alto em pouco tempo. Ocorrendo assim vários sintomas físicos, citados anteriomente.

Os ataques de pânico surgem de preocupações físicas, pessoais ou até do próprio funcionamento mental, como perder o controle de si.

Transtorno de Ansiedade Social

Conhecido também como fobia social é um medo atenuado por situações sociais, ou seja, relacionado a outras pessoas. Um medo intenso de ser julgado ou criticado. A pessoa acaba tendo medo de apresentar uma realidade de si, muitas vezes equivocada, parecendo ser chata, desagradável, etc.

A constância desses pensamentos gera pânico que consequentemente gera o isolamento e a depressão.

Algumas profissões possuem uma característica especial, pois músicos, artistas, dançarinos e atletas, possuem a ansiedade pré-evento e isso os deixa desequilibrados, porém algumas vezes a constância da ansiedade nos treinos e ensaios, pode revelar o transtorno em si.

Tratamento da Ansiedade

A ansiedade para ser diagnosticada precisa de uma análise em questões genéticas, ambientes em que a pessoa está inserida, comportamentos, condições médicas, uso de álcool e drogas, traumas, violência e acumulo de estresse. Isso para iniciar o processo, pois acreditamos na saúde e na busca da cura e não da convivência com o transtorno. Não é verdade?

Aqui no Instituto Corpo & Mente o tratamento da ansiedade pode ser acompanhado de alguns fatores, mas dependerá da estratégia para cada pessoa.

Como base é necessário o tratamento psicoterápico

Todo comportamento tem uma causa raiz e com a ansiedade não é diferente. Temos que analisar e encontrar questões emocionais que estão desencadeando a ansiedade. Luto, estresse, transição de carreira ou vida, relações pessoais e mais uma grande variedade de itens, podem estar alterando os padrões mentais da pessoa. Por isso, investigar é ponto que irá acompanhar do início ao fim o processo e muitas vezes será um processo com psiquiatra e psicanalista ou psicólogo. Disciplinas trabalhando junto para sua saúde mental.

Tratamento farmacológico

Algumas vezes precisamos trazer equilíbrio para o sistema, pois o excesso de estresse no corpo interfere na racionalização e, consequentemente, na investigação da causa raiz. Por isso, em alguns casos, usamos como elemento estratégico o uso de medicamentos.

Mudanças de Hábitos

Sabemos que o corpo ao mudar de hábito muda de padrão. Ao ter disciplina e criar uma rotina de movimento, exercícios e correção de alimentação é natural que o corpo também descarregue o estresse e deixe o sistema fluir mais leve. Dessa forma os sintomas de ansiedade irão amenizar durante o tempo.

Atividades físicas, por exemplo, favorecem a produção de hormonios que trazem a sensação de bem-estar. Se colocar em ação, em movimento na vida, ajuda na produção de dopamina. Com meditação conseguimos aos poucos um equilíbrio emocional. Com alimentação mais saudável o corpo recebe novos estímulos que também trazem essa sensação de prazer e bem-estar ao longo do tempo.

A ansiedade é tratável

A ansiedade, apesar de ser complexa e precisar de uma investigação no ambiente mental e emocional, tem altas chances de ser minimizada. Trazendo paz e harmonia para a vida da pessoa.

Aqui somos gratificados por sorrisos, brilhos nos olhos, abraços, vidas novas e conquistas, que temos o prazer de ser a mão que guia e acompanha nessa jornada que o paciente escolhe para si. Pois curar é uma decisão de você para você mesmo.

Estendemos as nossas mãos para te ajudar a tratar a sua ansiedade, independente do nível. Porém, é você que deve escolher se quer essa ajuda, nossa ou de qualquer outro médico psiquiatra, para que você possa viver uma vida com qualidade, com todo seu potencial de escolhas e decisões e que possa ver o sol brilhar com um grande sorriso no rosto.

Se precisar, nos chame aqui. Teremos o maior prazer em te ajudar.

Dr. Thiago Dias

Dr. Thiago Dias

Médico Psiquiatra, Terapeuta Gestalt e Co-fundador do Instituto Corpo & Mente. Após muitos anos trabalhando com patologias mentais e ajudando seus clientes a voltarem para sua vidas, compreendeu que o sucesso de seus pacientes acontece quando olham para a saúde, qualidade de vida e bem-estar. Assim, facilitando o tratamento e remissão.

Leia outros artigos