Esporte é saúde, física e mental.

É comum que a gente relacione a prática de esportes ao nosso bem-estar físico. Ora, o corpo que bem está sempre em movimento e com os exames físicos em dia é sim saudável. Mas e quanto a mente? Vamos a uma breve jornada para eu contar para vocês como uma prática esportiva pode fazer toda a diferença na sua qualidade de vida, porque esporte é saúde, física e mental.

E é por isso mesmo que estamos patrocinando uma corrida para mulheres em São Caetano do Sul, organizado pelo Instituto da Mulher Brasileira, um grande incentivo para você começar ou continuar a se movimentar em nome da sua saúde física e mental! Mais informações clicando neste link.

Relaxamento e prazer

Decerto, todos conhecemos alguém ao nosso redor (se não nós mesmos) que procura um meio de ter um sentimento bom, uma sensação de relaxamento durante o cotidiano pesado, além de condicionamento físico. E se eu te contar que existe uma maneira de se atingir essa sensação tão procurada? Sim, a prática do esporte ativa uma quantidade interessante de hormônios que te trazem esse bem-estar como:

A Endorfina

A Endorfina liberada durante a prática esportiva auxilia no processo de aliviar a ansiedade, dá uma sensação de recompensa e bem-estar, além de ser o analgésico natural do organismo. Dessa forma, a corrida e as práticas esportivas se tornam excelentes estratégias para cuidar da sua saúde emocional e mental. Porém, não para por aí. Alguns outros efeitos dela são a queima de gordura, a diminuição do colesterol, melhora na resistência imunológica, no sono e na disposição, tanto física, quanto mental.

A Serotonina

Conhecida como hormônio da felicidade, ela atua em diversas funções no organismo. É essencial para a estabilidade emocional uma vez que ela regula o humor e o ritmo cardíaco, melhora a memória e as funções cognitivas e, também, traz a sensação de bem-estar.

Entre outros hormônios…

Ademais, também são produzidos hormônios como a adrenalina, que atua na resposta natural em situações de estresse, a sematotrofina ou GH, que atua no crescimento e na produção de novas células da fibra muscular, e o cortisol, que regula nosso ciclo biológico e ajuda na liberação de dopamina quando liberado pelo organismo — não é o mesmo que é produzido pelo estresse no cotidiano.

Quer saber um ótimo método para explodir de boas emoções e bem-estar, desfrutar de um momento que vai te mostrar o quanto o esporte vale a pena? Neste link você consegue informações sobre a corrida para mulheres que estamos patrocinando em São Caetano do Sul do elemento água. É um evento incrível para você que quer descobrir por onde começar ou medir o seu desempenho, pois há as provas de caminhada e corrida — 5 e 10km.

E nós também iremos correr fazendo parte dessa prova!

O cérebro também se exercita

Uma verdadeira consequência das boas ações causadas pelos hormônios que vimos é a melhora do nosso bem-estar geral, do nosso estilo de vida e do nosso humor. Mas, além de tudo isso, ainda temos uma vasta lista de boas ações causadas pela movimentação do nosso corpo como a manutenção do nosso cérebro! Conforme você envelhece, mas continua exercitando seu corpo, o seu cérebro se exercita por consequência, pois se mantém ativo, e te afasta de uma série de problemas psiquiátricos e neurológicos. Por exemplo, sua capacidade de aprender novas habilidades estará com você por muito mais tempo.

Estresse e Depressão

Com a vasta lista de ação hormonal enquanto seu corpo está em movimento, você já consegue imaginar que os próximos alvos de despejo sejam os piores males dos dias atuais: sim, a prática esportiva auxilia na gestão do estresse e da depressão. Quando o cortisol está em excesso e sendo produzido da maneira errada pelo organismo, como pelo estresse, a prática esportiva consegue ser uma excelente estratégia na regulação hormonal e equilíbrio de algumas funções do corpo. Dessa forma, sensações como fadiga e desânimo, sintomas comuns do estresse e da depressão são reduzidos.

Além disso, o esporte é um momento para você se concentrar nas suas ações, no seu corpo, e se perder dos pensamentos negativos acumulados dentro da mente!

Chega de noites mal dormidas

Um dos sintomas da depressão, do estresse e da ansiedade é a insônia. Se você sofre com isso, é sempre bom investigar com um médico psiquiatra especialista para checar se não há necessidade do uso de medicamentos ou se existe algum outro tipo de solução. Porém, a prática esportiva auxilia na regulação do ciclo circadiano, ainda mais se feita ao ar livre. Assim, apresentando um jeito eficiente de combater a insônia, trazendo qualidade para o sono e finalmente um bom descanso, que é primordial para sua saúde mental, emocional e qualidade de vida.

Bom esporte, boas companhias

Se exercitar é realmente muito bom e não existem contraindicações para realizar qualquer tipo de esporte (a não ser que você possua alguma limitação física indicada por algum médico), mas ela fica ainda melhor com pessoas que te acompanham e te motivam a ser e estar no momento do exercício. São as amizades e o convívio com outras pessoas durante a prática de esportes coletivos ou individuais, como a corrida, que ajudam também a ampliar nossa qualidade de vida.

É por isso que o Instituto Corpo&Mente escolheu patrocinar uma corrida com foco nas mulheres do Instituto Mulher Brasileira aqui em São Caetano do Sul. Você confere todas as informações necessárias para participar, garantir o seu kit e se divertir com pessoas como você neste link.

Uma rotina de alimentação saudável, de checkups e de um bom exercício físico pode mudar a sua vida, para melhor. Nunca é tarde para começar! As modalidades esportivas são inúmeras, teste todas até achar a que melhor se encaixa no que você gosta e na sua rotina. Se você ainda não souber por onde começar, vem acompanhar a gente nesta jornada da Mulher Determinada do Elemento Água. Vem descobrir sua vocação para o esporte.

Dr. Thiago Dias

Dr. Thiago Dias

Médico Psiquiatra, Terapeuta Gestalt e Co-fundador do Instituto Corpo & Mente. Após muitos anos trabalhando com patologias mentais e ajudando seus clientes a voltarem para sua vidas, compreendeu que o sucesso de seus pacientes acontece quando olham para a saúde, qualidade de vida e bem-estar. Assim, facilitando o tratamento e remissão.

Leia outros artigos