Como a acupuntura atua no controle do estresse?

Você anda se sentindo estressado, cansado e sobrecarregado, a acupuntura pode ser uma solução! Deixa eu que vou te explicar.

Você sabia que a prática da acupuntura envolve a inserção de agulhas finas em pontos específicos do corpo, conhecidos como pontos de acupuntura? Esses pontos estão relacionados ao sistema nervoso, ao fluxo de energia (conhecido como qi) e à regulação hormonal.

Ao estimular esses pontos, a acupuntura pode promover o equilíbrio do organismo, ajudando a reduzir sintomas de estresse, como ansiedade, tensão muscular, insônia e irritabilidade. Durante a sessão de acupuntura, a liberação de endorfinas e outros neurotransmissores também pode ocorrer, o que contribui para um estado de relaxamento e bem-estar.

Além disso, a acupuntura pode ajudar a regular o sistema nervoso autônomo, que está envolvido nas reações de estresse. Ela pode reduzir a ativação do sistema nervoso simpático (ligado à resposta de “luta ou fuga”) e favorecer o sistema nervoso parassimpático (responsável pelo relaxamento e descanso).

A acupuntura quando combinada com outras abordagens de gerenciamento do estresse, como terapia cognitivo-comportamental, exercícios físicos regulares, alimentação equilibrada e técnicas de relaxamento, como meditação e respiração profunda é fundamental para o relaxamento e gerenciamento do estresse de maneira duradoura.

Quando você deve procurar o tratamento com Acupuntura para estresse?

As pessoas podem ficar estressadas por diferentes razões, e o estresse é uma resposta natural do corpo a situações desafiadoras ou ameaçadoras. Mas você deve estar atento aos sinais de exaustão e irritabilidade do seu corpo e mente.

Você pode considerar procurar a acupuntura para o tratamento do estresse se estiver enfrentando os seguintes sintomas ou situações:

  • Ansiedade e irritabilidade frequentes: Se você está experimentando níveis elevados de ansiedade ou irritabilidade crônicas, a acupuntura pode ajudar a acalmar a mente e reduzir esses sintomas.
  • Tensão muscular e dor relacionada ao estresse: O estresse pode levar a tensão muscular crônica e dor, como dores de cabeça tensionais e dores nas costas. A acupuntura pode ajudar a relaxar os músculos e aliviar a dor.
  • Insônia ou distúrbios do sono: O estresse pode interferir no sono, levando a dificuldades em adormecer, sono interrompido ou sono de má qualidade. A acupuntura pode promover o relaxamento e melhorar a qualidade do sono.
  • Desequilíbrios emocionais: Se você está se sentindo emocionalmente sobrecarregado, com alterações frequentes de humor, tristeza ou falta de motivação, a acupuntura pode ajudar a equilibrar as emoções e promover uma sensação de bem-estar.
  • Esgotamento físico e mental: Se você está se sentindo esgotado fisicamente e mentalmente devido ao estresse prolongado, a acupuntura pode ajudar a restaurar a energia e fortalecer o corpo.

Como acontecem as consultas de Acupuntura?

Na primeira consulta de acupuntura para estresse começa com uma avaliação, na qual o paciente será avaliado de maneira integrativa sobre seu histórico de saúde, hábitos de vida e expectativas quanto ao tratamento natural. Após a avaliação e possivelmente análise de exames laboratoriais, o diagnóstico da Medicina Chinesa será estabelecido e junto o plano de tratamento que seja mais efetivo, natural e rápido possível para a realidade de cada paciente individualmente.

Durante as sessões, o paciente deitará em uma maca confortável. Utilizaremos agulhas finas e estéreis para estimular os pontos de acupuntura específicos. Essas agulhas são inseridas suavemente na pele em profundidades diferentes, dependendo da técnica e da área do corpo. Por serem extremamente finas, costuma ser confortável e muito relaxante a sessão.

As agulhas podem permanecer no corpo por cerca de 15 a 30 minutos, durante os quais você pode ser encorajado a relaxar e respirar profundamente. Muitos pacientes relatam sentir-se tranquilos, sonolentos ou até mesmo adormecerem durante o tratamento.

O número de sessões de acupuntura necessárias para diminuir o estresse pode variar de pessoa para pessoa, dependendo da gravidade do estresse e da resposta individual ao tratamento. Algumas pessoas podem experimentar alívio significativo após algumas sessões, enquanto outras podem precisar de um tratamento mais prolongado. Assim, somente fazendo o diagnóstico poderemos ter essa clareza.

Geralmente, é recomendado iniciar com um ciclo inicial de 6 a 8 sessões de acupuntura para obter resultados ótimos. Durante esse período, você pode fazer sessões com uma frequência semanal ou quinzenal, dependendo da recomendação específica para você.

Após o ciclo inicial, avaliaremos sua resposta ao tratamento e a sugestão pode ser de manutenções regulares, como sessões mensais ou a cada trimestre, para prevenção e gerenciamento contínuo do estresse.

É importante lembrar que cada pessoa é única e a resposta à acupuntura pode variar.

Você pode viver uma vida com mais saúde física e mental

O tratamento de Acupuntura deve ser em conjunto com outros profissionais, assim como psicólogos, psiquiatras e nutricionistas. As orientações serão passadas para você obter o melhor resultado possível de maneira natural e preventiva. Comece o cuidado da sua saúde de corpo e mente hoje mesmo, agende sua avaliação.

Aqui, no Instituto Alceu Giraldi, você pode contar com um tratamento integral e respeitando sua saúde natural. Você é um ser completo e merece atenção integrativa também!

Juliana Toledo

Juliana Toledo

Acupunturista e Naturopata, pesquisadora científica na área de Medicina Oriental e Neurociências. Valoriza a saúde através de uma visão integrativa do corpo, mente e alma. Seus tratamentos são baseados em meios naturais para promover a saúde, prevenir doenças e tratar patologias. O processo de saúde e bem-estar é construído junto com o paciente à cada atendimento.

Leia outros artigos