O que você come pode afetar sua Saúde Mental.

Você já ouviu a famosa frase: você é o que você come? Essa frase se popularizou a muitos anos e se torna cada vez mais atual. Portanto, hoje vamos falar um pouco sobre a relação entre a alimentação e a saúde mental.

Popularmente sabemos que a alimentação influencia em nossa saúde, porém, ao contrário do que muitos imaginam é que ela não reflete somente em nossa condição física. A alimentação saudável, pode impactar diretamente na saúde mental! Inclusive, ajudar no tratamento de alguns transtornos mentais como, por exemplo, depressão, ansiedade e transtorno do pânico.

A alimentação impacta na sua Saúde Mental

A alimentação impacta tanto o nosso cérebro, quanto nossa cognição e nosso estado emocional. A comida está relacionada a diversos momentos da nossa vida. Comemos para nos sentir bem, para comemorar algo, para socializar e também como forma de aliviar nossos sentimentos ruins, tristeza e estresse.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a saúde mental é um estado de bem-estar em que o indivíduo tem capacidade de usar as suas competências, se recuperar do estresse do dia a dia e, ainda, ser produtivo. Essa sensação de bem estar é alcançada através de diversos fatores, como a prática de exercícios físicos, sucesso profissional e acadêmico, condição financeira estável, relacionamentos saudáveis, moradia segura, bem estar com o corpo e boa alimentação.

Já sabemos que a boa alimentação impacta positivamente em nosso psicológico, mas será que uma boa alimentação substitui o tratamento psicológico?

Sabemos que alimentação e saúde andam lado a lado, mas a alimentação saudável é um dos pilares do tratamento psicológico. A comida é uma parte importante da nossa vida e devemos tomar conta dela. A qualidade dos alimentos que ingerimos interfere no nosso humor e pode estar ligada a sintomas relacionados à doença mental, porém não substitui uma vida saudável com boa noite de sono, a prática de atividade física, bons relacionamentos e não substitui o tratamento psicológico. 

Nos casos em que há hipótese de algum transtorno psicológico, é importante procurar ajuda de especialistas, tais como psicólogos e psiquiatras. A psicoterapia atuará próximo ao paciente para reduzir os sintomas, e descobrir os gatilhos que causam o sofrimento e ajudar o paciente a lidar melhor com suas emoções e em alguns casos compulsões alimentares.

Porque a alimentação pode prejudicar nossa saúde mental?

Estudos apontam que os alimentos que consumimos como alimentos gordurosos, carboidratos e açúcar em excesso podem afetam a produção de um neurotransmissor chamado serotonina, o qual é responsável por regular nosso humor, sono e apetite. Popularmente, a serotonina se tornou conhecida como o hormônio da felicidade.

O cérebro e o intestino estão interligados e as nossas emoções costumam afetar o funcionamento de ambos. Quando passamos por algum tipo de estresse e não nos alimentamos bem, o intestino não tem capacidade de produzir a quantidade adequada de serotonina e por isso podemos ficar mais irritados, tristes, com algum desconforto físico e emocional, insônia e ansiedade.

Mas afinal, o que é alimentação saudável?

Alimentação saudável é a combinação certa de vitaminas e minerais que juntas podem ajudar a melhorar nossas funções cerebrais, nossa memória e controlar as emoções. Uma boa alimentação pode melhorar os sintomas psicológicos, mas por outro lado, a alimentação inadequada pode causar ou agravar sérias condições de saúde.

Como melhorar a alimentação?

Melhorar a sua alimentação não significa fazer uma dieta temporária, mas, sim, desenvolver hábitos alimentares melhores e levá-los para toda a sua vida!

Para começar, reflita sobre como você tem se alimentado ultimamente. Você consome muito fast food? Não há nada de errado em consumir esses alimentos de vez em quando, o problema é quando são consumidos frequentemente.

Evitar alimentos ricos em açúcar e processados pode ajudar a manter os níveis de energia estáveis e prevenir oscilações de humor que podem atrapalhar o aprendizado.

Uma boa alimentação pode ajudar na estabilidade emocional, na regulação do humor, melhorar a concentração, reduzir o estresse, aumentar a capacidade de aprendizado e melhorar a memória.

Te convido a fazer uma reflexão de como tem se sentido ultimamente e como pode melhorar sua alimentação para aliviar os sintomas que te desagradam. Pense em como suas emoções podem ter relação com a comida.

Além disso, se você precisar de ajuda, pode consultar nossa equipe do Instituto Alceu Giraldi. Somos psicólogos e psiquiatras especialistas em ajudá-lo a encontrar sua qualidade de vida. A Saúde Mental é nossa prioridade, nosso foco e nos colocamos à disposição para te ajudar. Agende sua consulta.

Conheça a Dra. Maria Rosa clicando aqui.

Maria Rosa Bazan

Maria Rosa Bazan

Psicóloga clínica que acredita que é preciso coragem para se conectar com nossas dores e feridas. Que é preciso olhar para dentro de nós mesmos e descobrir um novo mundo. Dessa forma, abrindo espaço para enfrentar angústias, frustrações e medos, e tratando ansiedade, depressão e transtornos alimentares. Seu objetivo é que seus pacientes alcancem o bem-estar e vivam a melhor versão de si.

Leia outros artigos