Um dos mais recentes usos da toxina botulínica é no tratamento da enxaqueca crônica. Por meio de aplicações logo abaixo da pele, o medicamento é capaz de impedir que as terminações nervosas que
causam dor cheguem ao músculo.
Assim como o relaxamento parcial e temporário da força de contração muscular nos músculos da mastigação, por exemplo, no tratamento de dores da ATM (Articulação Temporomandibular ) que é responsável pelo movimento de abrir e fechar a boca; é o encaixe da mandíbula com o resto dos ossos do crânio.
A toxina botulínica é uma ferramenta poderosa no tratamento de dores crônicas musculares e neuropáticas.
Da estética para o tratamento da dor.
Na área de estética facial o relaxamento da contração muscular nos músculos da testa, por exemplo, evita a formação de rugas e vincos promovendo um aspecto de pele mais lisa e jovial. A toxina botulínica também pode ser útil no tratamento de diversas condições neurológicas, incluindo cefaleias tensionais, disfunções temporomandibulares e como um potente modulador da dor em casos de enxaquecas.
Visto que, a toxina botulínica reduz a liberação de neuromediadores, como glutamato, óxido nítrico, substância P (SP) e peptídeo relacionados aos genes da calcitonina (CGRP). Essa inibição de mediadores
inflamatórios explica, em grande parte, sua capacidade de reduzir a dor e essa função tem imenso interesse terapêutico no tratamento das dores de enxaqueca.
Enxaquecas e tratamentos.
As enxaquecas são dores de cabeça de intensidade variável, muitas vezes acompanhadas de náuseas e sensibilidade à luz e ao som. Não se trata de uma cura. As pessoas que injetam toxina botulínica para dores de cabeça geralmente recebem o tratamento mais ou menos a cada três meses.
O padrão nacional consiste na administração da toxina botulínica a cada três meses, conforme recomendação da American Headache Society (Sociedade Americana de Dor de Cabeça). Os tratamentos não são administrados com mais frequência devido a uma pequena possibilidade de que se a pessoa receber nova aplicação não respeitando o intervalo mínimo de 3 meses, o corpo poderá produzir anticorpos para a toxina botulínica. Esses anticorpos, em tese, impediram a atuação da toxina botulínica com injeções futuras. Essa reação também e conhecida como efeito vacina.
Período de Ação de uma toxina botulínica normalmente é de 04 a 06 meses. A aplicação que eu faço é de quatro em quatro meses durante um ano, pelo menos três aplicações.
O que esperar como resultado da Toxina Botulínica no tratamento de dor?
O resultado é uma redução média em 50% no nível de dor dos pacientes e na frequência das dores, ou seja, você reduz a intensidade e a frequência delas.e
Não é uma terapêutica que vai zerar as dores. Quem tem uma dor de cabeça crônica, tem várias causas de dor e não tem só a enxaqueca e nem o bruxismo como uma causa de dor, e ela vai tratar esse aspecto da dor. O tratamento com toxina botulínica vai colaborar com os aspectos da enxaqueca, do bruxismo, mas não vai melhorar, por exemplo, o abuso de analgésicos, os aspectos da ansiedade entre outros. Obtemos resultados importantes, porque, em termos médios de expectativa, em estudos, é de uma redução média de 50% na intensidade e de 50% nos dias de dores.
Quando as enxaquecas estão relacionadas com dores musculares na face devido ao apertamento dos dentes (bruxismo), o quadro de enxaqueca pode piorar ainda mais. As DTMs dolorosas (dores musculares na face que podem ser consequência do bruxismo) aumentam a frequência e a intensidade das crises de enxaqueca e também fazem piorar a dor sentida até mesmo no couro cabeludo (consequência da enxaqueca). Refletindo em uma péssima qualidade de vida, uma vez que as crises de enxaqueca são incapacitantes e podem até necessitar internação.
O tratamento da enxaqueca deve ser feito com um neurologista, mas é extremamente importante que o dentista seja consultado para fazer o tratamento das DTMs que podem estar associadas com a enxaqueca. Algumas opções de tratamento como placa miorrelaxante e orientações
sobre como modificar comportamentos que prejudicam o sono e a saúde são recursos disponíveis para que o dentista consiga ajudar a pessoa com dor.
É importante dizer que a toxina botulínica tem desempenhado um papel valioso não só na redução da dor mas principalmente na prevenção da cronificação da dor.
Ausência dor e mais bem-estar.
Significa que, tão importante quanto melhorar a qualidade de vida das pessoas diminuindo as dores, é também impedir que elas se espalhem tanto a ponto de virarem uma doença em si.
Desde 2011, o uso da toxina botulínica foi aprovado e reconhecido para cirurgiões-dentistas. Profissionais da área da saúde que lidam com uma variedade de condições que envolvem dor, encontraram na toxina
botulínica uma ferramenta valiosa para tratar várias condições dentárias e faciais.
Os tratamentos com toxina botulínica sejam eles terapêutico ou estético não são indicados para gestantes ou lactantes, uma vez que os efeitos do medicamento no feto são desconhecidos.
Como saber mais?
Agende uma conversa com o Dr. Guilherme, nosso especialista em bem-estar e autoestima através da harmonização facial. Ele irá te analisar e indicar possibilidades de tratamento dentro da sua realidade.
Conheça o Dr. Guilherme clicando aqui ou agende uma consulta neste link aqui.