Você sabia que as dores nos ombros atingem cerca de 30% da população brasileira atualmente. Este é um número que vêm crescendo com o aumento da população idosa nos dias de hoje. Geralmente as pessoas buscam ajuda assim que as dores se tornam persistentes. Portanto buscam tratar a dor através de exames e diagnósticos, anti-inflamatórios e fisioterapia. Sem dúvida, é o caminho correto.
Porém, há uma coisa muito importante que a Medicina Chinesa nos explica. E talvez, seja por este motivo que as dores nos ombros costumam retornar após a média de 4 meses de tratamento.
Vamos entender o que a Medicina Chinesa nos diz sobre tendinites e como resolver de vez este problema?
O que é a Tendinite?
Primeiro, vamos entender que a tendinite vêm de uma inflamação do tendão. Assim, este tendão pode ser em qualquer parte do corpo. Como dissemos acima, a tendinite do ombro especificamente atinge cerca de 30% da população, então é um número muito grande comparado às tendinites em outras partes do corpo.
O ombro é muito afetado devido essa articulação exercer um papel rotineiro em movimentos e segurar pesos. Por exemplo, pessoas mais afetadas com a tendinite de ombro costumam ser donas de casa estendendo roupas no varal, cabeleireiros que usam equipamentos de secador de cabelo muitas horas no dia, e outros trabalhadores que realizam movimentos repetitivos e/ou carregam peso em excesso sobrecarregando a articulação dos ombros.
Como a Medicina Chinesa enxerga a Tendinite?
A Medicina Chinesa têm a relação de órgãos e vísceras refletindo em todos os tecidos do corpo humano. Portanto, isso significa que, quando um órgão precisa de atenção ou não está indo muito bem, ele poderá refletir nas dores das articulações, enxaquecas, formigamentos, cansaço físico e mental, entre todos os outros sintomas que você pode imaginar.
Você já deve ter visto um boneco ou desenho do mapa de Acupuntura, certo? Reparou na quantidade de linhas e pontos que passam pelo corpo humano? São exatamente essas linhas que chamamos de canais energéticos. Estes canais se conectam entre si de forma orquestrada e perfeita. Tudo está conectado no organismo: físico, mental e energético.
Segundo a visão da Medicina Chinesa, os tendões são nutridos pelo fluxo de sangue que vêm do Fígado. Quando os tendões não estão bem, podemos investigar mais sobre o Fígado e ver se a origem do problema está nele realmente. O Fígado é responsável pelo livre fluxo de Qi (energia) e Sangue do corpo. Desta forma, resulta em diversos sinais e sintomas que podemos observar que vêm do Fígado. Vamos elencar alguns sintomas abaixo apenas para você ter uma ideia de como funciona:
- Tendinites
- Coceiras de pele
- Gosto amargo na boca
- Pele e olhos amarelados
- Irritação e impaciência constantes
- Problemas ginecológicos em mulheres (TPM, menopausa, ovário policístico, mentruação desregulada, etc)
- Impotência sexual
- Tontura e enxaqueca
- Tiques e manias
- Inchaços no abdômen do lado direito
- Desconforto na região dos olhos, coceira, vermelhidão
- Zumbido em forma de apito no ouvido
- Fezes amareladas, fétidas e amolecidas
- Entre outros
Estes são alguns sintomas comuns onde é um alerta para investigarmos o órgão energético do Fígado, para então tratarmos com a Acupuntura e as técnicas naturais da Medicina Chinesa. Entenda, que a avaliação e diagnóstico na Medicina Chinesa depende muito de paciente para paciente. Estes são sintomas comuns nas síndromes de estagnação do fluxo de Qi e Sangue do Fígado, mas não descarta a avaliação individual de cada pessoa.
Então, por quê as dores de tendinite comumente retornam a dor após 4 meses?
Porque é naturalmente tratado a dor e a inflamação do ombro, e não a causa do problema. Como vimos, a causa geralmente está relacionado com o Fígado e sua nutrição dos tendões. Quando esta nutrição não está com qualidade ou com um bom fluxo, então causa a dor por estagnação de fluxo do canal. A boa notícia é que você cuidando da saúde dos seus órgãos, também terá uma vida sem dores.
Cuide da saúde do seu fígado e verá a dor das tendinites de ombro diminuírem ou sumirem de uma vez por todas.
Pontos de Acupuntura que ajudam na Tendinite de Ombro
Agora vamos à dica de ponto de Acupuntura. Já compreendemos o básico de como a Medicina Chinesa enxerga as inflamações de tendões. E então, fará sentido porque alguns pontos são distantes do local da dor, mas de acordo com os canais internos, eles se ligam aos órgãos responsáveis por regular a função saudável e eliminar a dor.
Vamos indicar 3 pontos, você irá massagear esses pontos por 1 minuto cada ponto, de cada lado do corpo para desbloquear o canal. Outra questão importante é orientar você que NÃO use gelo na região, ventos direto em você (como ar condicionado e ventiladores) e que faça movimentos suaves na área do ombro. Evite erguer o braço mais do que a linha do ombro, não pegue muito peso e sem abusar, você conseguirá recuperar a saúde e os movimentos do ombro sem dor com algumas semanas novamente.
Ponto 1: se chama IG15, está localizado no ombro. Você sentirá um buraquinho ao palpar o ombro, como mostra a imagem.
Ponto2: é o VB21, este ponto libera todas inervações ligadas ao ombro, alivia a dor imediatamente quando bem estimulada e regula o fluxo energético da Vesícula Biliar e do Fígado.
Ponto 3: o último ponto é distante do local da dor, pois é para desbloquear e melhorar o funcionamento do Fígado, é o F8. Está localizado na lateral interna do joelho. Seu sistema nervoso se encarregará de alcançar o órgão internamente. Tudo está conectado dentro de você.
Esse é o início para cuidar da sua Tendinite de Ombro
Às vezes somente estimular estes 3 pontos não será o suficiente. Portanto, uma dica, que serve mais como um convite, é para você vir me visitar no consultório e agendar uma consulta. Pois assim, consigo te examinar da cabeça aos pés e analisar se há algo mais que possa estar impactando em todo o seu fluxo de energia vital.
Para agendar sua primeira consulta comigo, entre em contato pelo whatsapp da clínica: (11) 9.5860.7864
Eu terei prazer em te ajudar com suas dores e a recuperar o seu fluxo de energia vital através dos meus métodos e acupuntura.