Quando falamos sobre depressão umas das primeiras coisas que vem à cabeça são os medicamentos usados no tratamento e os efeitos adversos que eles podem trazer, então listarei aqui as principais perguntas feitas para mim em meu consultório para esclarecermos finalmente todos esses mitos e verdades.
Dessa forma poderá ter mais clareza sobre uma das estratégias que nós, médicos psiquiatras, utilizamos para ajudar nossos pacientes que às vezes precisam de um empurrão extra ou que realmente precisam de um puxão para sair da sua condição atual e reestruturar-se.
Os 5 maiores mitos
Eu vou ficar viciado?
Essa é uma das primeiras perguntas que os pacientes nos fazem quando informamos sobre o inicio do tratamento medicamentoso. E a resposta é NÃO, os antidepressivos não causam dependência química e você não precisa se preocupar em “ficar viciado”. Portanto a dependência nos antidepressivos é um MITO.
Vou ter que tomar pelo o resto da vida?
Mais um questionamento muito ouvido em consultório, mas essa é um pouco mais complexa de explicar, pois depende de quantos episódios de depressão o paciente já teve. Mas se for o primeiro ou o segundo, novamente a resposta é NÃO, o tratamento é longo, mas não para sempre. Então outro MITO, se for seu primeiro episódio de depressão o medicamento não será para o resto de sua vida.
Esse remédio engorda?
Os antidepressivos podem alterar o apetite, tanto para mais quanto para menos sendo isso muito individual, no entanto eles não te engordam. Se você tiver o apetite aumentado devido uso de antidepressivo terá que controlar melhor a alimentação e fazer atividade física, porque o que engorda é consumir muita caloria e gastar pouca. Portanto, NÃO, esses medicamentos não engordam. Mais um MITO esclarecido.
Eu vou ficar dopado?
Existem antidepressivos mais e menos sedativos, porém nenhum deles é para te deixar dopado, eles estão lá para que você possa realizar todas as suas atividades cotidianas sem nenhum problema. Então mais um MITO, o medicamento não vai te deixar dopado.
O remédio vai diminuir minha libido?
Temos aqui a primeira VERDADE, a grande maioria dos antidepressivos podem diminuir a libido. Mas querem saber uma outra coisa que diminui muito mais? A própria depressão. Então com a melhora do quadro depressivo a libido tende a melhorar, porém existe essa diminuição com o uso medicamentoso, podemos dizer, portanto, que fica melhor do que estava, mas não tão bom quanto já foi.
Esses são alguns dos questionamentos dos meus pacientes sobre o uso de medicamento para depressão. Espero ter esclarecido isso para você. Mas o mais importante é que você tire todas as suas dúvidas com seu médico psiquiatra, não tenham vergonha ou medo de perguntar sobre tudo que pode te incomodar.