Dr. Eduardo Menegon

Psicólogo, Analista Junguiano e Neuropsicólogo. Acredita que a psicoterapia é convite para olhar para dentro de si.

Além das consultas psicológicas e análises, é especialista em programas de habilitação e reabilitação cognitiva, e utiliza uma visão integral do paciente para diagnóstico e tratamento.

“Quem olha para fora sonha, quem olha para dentro desperta”

– C.G. Jung

 

A Psicoterapia é um convite para olhar para dentro de si em um mundo constantemente voltado para o olhar exterior. Muitas vezes, as pessoas se perdem em meio às redes sociais e grupos, ignorando a reflexão sobre si mesmas até que sintomas surjam. É nesse espaço seguro e acolhedor, embora intenso, que a Psicoterapia irá te ajudar a se diferenciar do coletivo e conseguirá conviver nele.

O Dr. Eduardo vai conseguir através de técnicas aprender o ser em sua totalidade, o Analista Junguiano vai provocar tornar consciente o que é inconsciente e com a ajuda dos sonhos, expressões artísticas, técnicas com palavras, mitologia, símbolos para ampliar a compreensão que a existência não está somente no indivíduo, mas que estamos no coletivo e o coletivo está em nós.

Além disso, o lado neuropsicólogo com testes e programas de habilitação e reabilitação cognitiva, vai te ajudar e entender e desenvolver suas habilidades cerebrais pois não há como não considerar apenas o simbólico, o biológico deve e precisa ser integrado no processo terapêutico. Este que é uma preciosa ferramenta de desenvolvimento pessoal. 

Nesta jornada de autoconhecimento a pessoa vai ao seu lado buscar as respostas que precisa com o conhecimento técnico, mas com a humanidade que se faz necessária no sofrimento.

A saúde se conquista com amor, disciplina e determinação e a missão do Dr. Eduardo é contribuir para que no mundo haja mais pessoas saudáveis para que no futuro tenhamos um mundo melhor.

 

Especialidades

Avaliação Neuropsicológica

Avaliação para contexto profissional, habilitação, hospitalar e escolar através de um método estruturado de investigação, técnicas e ferramentas para levantar informações.

Desafios Pessoais e Profissionais

Atendimento psicoterapêutico nas diversas áreas da saúde mental, reestruturação profissional, pessoal ou familiar. Uma consulta acolhedora e esclarecedora com foco em fornecer informação para o paciente, através do olhar para si.

Laudos para Procedimentos Cirúrgicos

Laudos Psicológicos para Procedimentos Cirúrgicos que atendendem a Lei 9.263 no Art. 10º de 1996 para procedimentos cirúrgicos como a Vasectomia, Laqueadura e Bariátrica.

Certificados e Títulos

Acompanhante Terapêutico – Instituto A CASA (2013)

Capacitação para Atendimento de Dependentes Químicos – UNESP (2014)

Capacitação para Emissão de Laudos para Procedimentos Ciúrgicos – IPOG (2022)

Especialização em Psicoterapia Analítica- IJEP (2018)

Principais Áreas de Atuação

Avaliação Neuropsicológica

Depressão

Ansiedade

Habilitação e Reabilitação Cognitiva

Saúde Mental

Diagnósticos para Cirurgias

– Bariátrica
– Vasectomia
– Laqueadura

Recolocação e Adaptação Social

Orientação Profissional

Mapeamento do Funcionamento Cognitivo

 

Diagnóstico Neuropsicológico

O Diagnóstico Neuropsicológico não deve simplesmente focar-se na aplicação dos instrumentos, nas atividades realizadas com sucesso ou não e nos desempenhos obtidos, que muitas vezes fazem parte dos critérios de diagnósticos, mas também na qualidade dessa realização. Mapear pontos fortes e fracos de todo funcionamento neuro cognitivo, verificando as funções comprometidas e preservadas, é fundamental para o planejamento da reabilitação.

É importante ter a expertise e ser capacitado para a realização de raciocínio clínico avançado e que desempenhar um adequado manejo para integrar os resultados da avaliação qualitativa e quantitativa, bem como a interpretação neuropsicológica. São exigidos um olhar clínico e conhecimento de causa sobre as queixas ou hipóteses já formuladas para cada caso.

No processo de avaliação neuropsicológica, utiliza-se de técnicas de entrevista neuropsicológica e de exames quantitativos e qualitativos das funções que compõem a cognição.

 Tenho também como diferencial  que é a Avaliação Terapêutica que compreende que o processo de Avaliação deve ser feito com a participação ativa do cliente, onde o terapeuta reconhece os saberes e limitações do mesmo, desta forma a pessoa não fica no lugar de ser testada e avaliada mas participa do processo de avaliação para que o resultado não seja apenas um diagnóstico, mas sim que a pessoa consiga entender a razão que a fez buscar a avaliação e o que o que ela vai conseguir fazer à partir do resultado, pois este é apenas o início de busca por possibilidades terapêuticas e de esperança.

Últimas novidades do Dr. Eduardo