Como lidar com pensamentos, ideias ou memórias perturbadoras?

Se você tem que lidar com pensamentos ou memórias perturbadoras, uma abordagem terapeutica que aplico aqui no Instituto é a EMDREye Movemente Dessensitization and Reprocessing.

O objetivo principal dessa abordagem é reprocessar memórias perturbadoras, que afetam e atrapalham nossa vida cotidiana. Desta forma, trabalhamos as três instâncias que comandam nossa vida: passado, presente e futuro.

A terapia EMDR, Eye Movement Dessensitization and Reprocessing, em português significa Dessensibilização e Reprocessamento através do Movimento dos Olhos, sendo uma nova abordagem psicoterapêutica que desbloqueia memórias dolorosas através de estimulação bilateral do cérebro.

A EMDR só pode ser usada por psicólogos e médicos, fomentando a dessensibilização e o reprocessamento do cérebro por movimentos oculares sendo uma abordagem terapêutica que ajuda as pessoas a se recuperarem de traumas e de sintomas de TEPT de uma maneira segura e eficaz. Amplamente pesquisada e utilizada por milhares de terapeutas ao redor do mundo, o EMDR é recomendado pela Organização Mundial da Saúde e pela American Psychological Association.

Durante uma sessão de EMDR, o paciente se concentra brevemente em uma memória traumática enquanto é aplicada uma estimulação bilateral (normalmente movimentos oculares) pelo terapeuta.

As pesquisas e a experiência clínica, demonstram resultados clínicos extremamente positivos para distúrbios como ansiedade, depressão, TOC, dor crônica, adicções, transtorno bipolar, doenças psicossomáticas e outras experiências angustiantes.

Minha experiência pessoal com EMDR

Em minha experiência pessoal, fiz muitos anos de terapia, em diversas abordagens, como psicologia analítica, psicanálise, transpessoal, entre outras. Quando conheci a abordagem EMDR em poucas sessões reprocessei situações, que tinha ficado paralisado por anos em minha vida e não conseguia sair dessas situações, com as terapias convencionais. Como aponta, William Shakespeare: “Lamentar uma dor passada, no presente, é criar outra dor e sofrer novamente”.

Vivenciava sentimentos como: tristeza, falta de energia e desmotivação e com algumas sessões de EMDR mudei rapidamente esses sentimentos, o mais interessante que mudei essas experiências dentro de mim, sem necessidade de reviver as memórias, traumáticas ou seja ressignifiquei as situações sem catarse.

Por isso, acredito muito na eficácia dessa prática e tenho visto exatamente esses resultados em minha vida e nos meus pacientes, que permitiram-se passar pelo processo.

Conhecendo a EMDR

Se você já passou por terapias tradicionais e está encontrando as mesmas dificuldades para lidar com suas questões, repetindo padrões, reagindo da mesma forma que antes, uma ótima alternativa é considerar a terapia EMDR. Ela pode ajudar a “reprocessar” o cérebro trazendo informações adaptativas para eventos tão dolorosos e traumáticos, te capacitando a superar memórias, ressentimentos passados e encontrar um caminho natural que permite vivenciar a vida com maior tranquilidade.

Diferença entre o EMDR e outras abordagens?

Na abordagem EMDR não há foco em falar tanto das situações perturbadoras. Passamos pelas situações “ como se estivéssemos assistindo a um filme, deixando o passado no passado e passando por ele…”

O EMDR, por sua vez, busca transformar as emoções, pensamentos ou comportamentos resultantes do problema perturbador, e permite que o cérebro reprocesse de forma natural as experiências que não foram bem adaptadas. Deixando o passado no passado.

Assim, como nos lembra o poema do Passado de Fernando Pessoa.

“Antes o voo da ave, que passa e não deixa rasto,
Que a passagem do animal, que fica lembrada no chão.
A ave passa e esquece, e assim deve ser.
O animal, onde já não está e por isso de nada serve,
Mostra que já esteve, o que não serve para nada.
A recordação é uma traição à Natureza,
Porque a natureza de ontem não é Natureza.
O que foi não é nada, e lembrar é não ver.
Passa, ave, passa, e ensina-me a passar!”

Como funciona a terapia EMDR?

A terapia EMDR foi criada como tratamento de memórias traumáticas não processadas no cérebro. Em comparação com outras abordagens, a terapia EMDR pode ser considerada um método rápido, seguro e eficaz de tratamento.

A terapia é composta por 8 fases:

  • Fase 1: Historia Clínica
  • Fase 2: Preparação
  • Fase 3: Avaliação
  • Fase 4: Dessensibilização
  • Fase 5: Instalação
  • Fase 6: Escaneamento corporal
  • Fase 7: Fechamento
  • Fase 8: Reavaliação

O paciente tem total controle, para parar quando quiser. A sessão de terapia EMDR pode durar de 60 a 90 minutos. A abordagem EMDR pode ser usada de forma integrativa, a terapia convencional ou como como um tratamento único.

Interessante saber sobre esse tipo de abordagem e sua eficácia, não é mesmo? Se tiver interesse em se aprofundar e entender como posso te ajudar com seus sentimentos, pensamentos e memórias. Entre em contato e agende uma consulta. Será um prazer te ajudar.

Leia outros artigos